logo
Custom Side Menu
Blog Wine House | Baby Beef | Leve, encorpado, seco, doce ou fortificado?
10947
post-template-default,single,single-post,postid-10947,single-format-standard,mkd-core-1.1,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,side_menu_slide_with_content,width_370,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Leve, encorpado, seco, doce ou fortificado?

Saiba qual o melhor vinho para seu paladar

A variedade de rótulos e tipos de vinho nos deixam muitas vezes em dúvida na hora de decidir qual vinho levar para casa.

Para entender melhor esse universo e te ajudar a escolher o vinho que está procurando, preparamos uma breve explicação sobre as principais diferenças entre os tipos de vinho.

Vinhos Leves

Em geral são vinhos que não pesam tanto no paladar. Os leves costumam ter um teor alcoólico mais moderado e grande riqueza aromática, com aromas frutados. Combinam muito bem com pratos de entradas, saladas, frutos do mar e até um risoto de queijo. Costumam ser produzidos por uvas como Pinot Noir, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.

Vinhos Encorpados

Geralmente tintos, mais alcoólicos e costumam dar uma sensação de adstringência na boca por conta da alta concentração de taninos. Fazem um belo par com carnes vermelhas em geral, deixando os churrascos mais harmônicos. Uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon e Sangiovese produzem vinhos mais encorpados.

Vinhos Secos

É o vinho que quase não apresenta açúcar residual, tornando seu sabor mais original. Por conta dessa característica, todas as particularidades do vinho são realçadas ao paladar. Acompanha muito bem com vários tipos de pratos, desde massas, carnes e frutos do mar. A maioria das uvas produz ótimos vinhos secos.

Vinhos Doces

Os doces são vinhos que mostram mais açúcar residual, devido ao seu método de produção. Costumam ser feitos de uvas que amadureciam além do tempo ideal de colheita. Os vinhos doces combinam muito bem com sobremesas e queijos fortes. As uvas Riesling, Sauvignon Blanc e Muscadelle rendem vinhos muito bons desse tipo.

Vinhos Fortificados

Os fortificados são vinhos que recebem adição de aguardente vínica. Seu teor alcoólico é mais elevado, um exemplo são os tradicionais Vinho do Porto, Madeira, Marsala e Jerez. Servem muito bem para o final das refeições e harmonizam suavemente com chocolate.

Wine House Babybeef
No Comments

Deixe um comentário