logo
Custom Side Menu
Blog Wine House | Baby Beef | Sobrou vinho na garrafa? Não se preocupe
10942
post-template-default,single,single-post,postid-10942,single-format-standard,mkd-core-1.1,ajax_fade,page_not_loaded,, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,side_menu_slide_with_content,width_370,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Sobrou vinho na garrafa? Não se preocupe

Se você é daquelas pessoas que bebem moderadamente, veja algumas dicas para não desperdiçar aquele vinho especial que sobrou na garrafa

Para aqueles apreciadores de uma ou duas taças por dia, e que fazem uma garrafa durar por dois ou três dias, já pensaram que o modo em que se conserva a garrafa, pode influenciar diretamente na qualidade do vinho?

A questão principal é simples. Depois de aberto, o vinho entra em contato com o oxigênio, que no médio/longo prazo vai oxidá-lo e transformá-lo em vinagre. Para evitar esse contratempo, nada melhor do que saber as formas corretas de guardá-lo para retardar esse processo e preservar suas qualidades.

Geladeira

É o método mais comum, porém não tão eficaz. Basta recolocar a rolha na garrafa e deixar o vinho na geladeira. Desse modo, o vinho fica protegido de fatores como o oxigênio, luz e calor. Os brancos vão durar até o seguinte e tintos até dois dias.

Engarrafamento

Transferir o conteúdo da garrafa para um recipiente menor, de vidro e arrolhado, pode fazer o vinho ganhar um ou dois dias úteis a mais em relação ao método da geladeira. Isso porque, no recipiente menor, terá menos oxigênio em contato com o líquido.

Congelador

Um teste realizado pelo colunista Luiz Horta para medir a durabilidade de diferentes tipos de vinhos, indicou que colocá-lo no congelador, pode ser um bom jeito de manter o sabor e o aroma por mais tempo. Após sete dias no congelador, os vinhos seguiram praticamente intactos, provando no teste ser o método mais eficaz dentre os demais. Há, porém, uma ressalva importante: nunca colocar um vinho fechado no recipiente, pois corre o risco de estourar a garrafa.

Acessórios

Feitos especialmente para preservar os vinhos, existem alguns acessórios no mercado que dão conta do recado. O mais conhecido é o “Vacu Vin”, que consiste em uma pequena bomba de sucção e válvulas de borracha no lugar da rolha, que retiram o ar de dentro da garrafa, retardando a oxidação.

Wine House Babybeef
No Comments

Deixe um comentário